Encontrando distâncias inacessíveis

   Durante as aulas dessa semana nas turmas de 9ºano, realizamos uma atividade de campo na qual usando o conceito de semelhança de triângulos encontramos a altura aproximada de alguns objetos de nossa escola, usando a sombra desses objetos uma fita métrica e um cabo de vassoura. O objetivo da aula era reproduzir para aos alunos a ideia usada segundo a História por Tales de Mileto para encontrar a altura da Pirâmide do Egito (Quéops).
   Os objetos medidos no pátio da escola foram: poste de espiribol, caixa d'agua, arvore maior, arvore menor, alguns alunos...
   Para determinarmos a altura desses objetos usamos como referencia a medida da sombra de um cabo de vassoura de aproximadamente 1,2 m. Após obtermos as medidas retornamos a sala de aula onde os alunos elaboraram modelos para determinar as alturas desejadas.

Um comentário:

Amanda Moraes disse...

Parabéns professor Eder, por mostrar a matemática presente no cotidiano, incentivando e tornando a aprendizagem matemática mais prazerosa.

Seguidores