INTERVALO ESCOLAR
Vivemos em um mundo em constantes mudanças, em que o fenômeno da violência tem adquirido contextos sociais diversos e tem se manifestado no cotidiano das escolas.
 Hoje a violência protagonizada por crianças e jovens nas escolas é uma realidade inegável. Cabendo a comunidade escolar se organizar e agir ativamente contra este fenômeno.

 No cotidiano devido às diversas exigências individuais, as famílias por vezes tem se destituído da sua função educativa, delegando a escola este papel.  Em meio a está situação, estão às crianças, jovens, que atuam conforme aquilo que observam, e agem aos estímulos do meio em que vivem.  Meio esse, que por vezes oferece padrões de conduta e referências questionáveis.

Mas sabemos que a violência nas escolas não é um fenômeno novo.  Entretanto, tem vindo a assumir proporções tais que a escola não sabe mais que medidas tomar para sanar este problema, projetos são elaborados, campanhas são feitas, palestras, informes, conversas, busca da família, envolvimento de Conselhos Tutelares, e o que percebemos são melhoras, mas com retomada em certos períodos de comportamentos indesejáveis por parte dos alunos.

Em nossa instituição tem sido de constante preocupação os intervalos escolares, a manifestação da violência tem sido diária com agressões físicas e verbais entre os alunos, e o momento que era para ser de lazer, descanso, tem sido de correrias, brigas e desentendimentos. Em meio a isso a escola se vê mais uma vez obrigada a suspender o intervalo, e buscar refletir com seus funcionários e alunos, nesse período como melhorar esse intervalo, o que fazer para mudá-lo.
Se entendermos a escola como um lugar de socialização, o nosso papel de educadores é ensinar as crianças e os jovens a lidar com os desentendimentos, sem jamais negar a existência deles. Afinal, o conflito é inerente às relações humanas. Então, durante essa semana em que o intervalo está suspenso buscaremos ajudar os nossos alunos a compreender a natureza dos problemas coletivos e a propor soluções para enfrentá-los. Pedimos a comunidade escolar que participe desse momento trazendo sugestões para mediarmos esse problema.

6 comentários:

Anônimo disse...

a escola nao esta ponimdo só os alunos e tanbem os professores

Anônimo disse...

o perda de tempo aculpa não é minha pelo o que ocorreu isso n passa de coisa dos meninos do 9 ano A eles que icam batendo nos meninos do 3 ANO

Anônimo disse...

Nossa que poca vergonha tirando o inter valo dos Professores...

Anônimo disse...

o intervalo não é para os professores e sim para os alunos não entendem não...

Anônimo disse...

Legalmente não existe intervalo, então não estão tirando nada dos professores, o intervalo para existir o professor deveria acompanhar o aluno, com atividades recreativas, orientando os mesmos para não ocorrer brigas, discussões, porque é so isso que vem ocorrendo nos intervalos... e os professores sentados na sala.

Anônimo disse...

acreditamos em dias melhores. Basta conribuir e cada um fazer a sua parte. Intervalo é momento de socializar, descobri enfim de coviver com o outro sem agressões física afinal que tipo de cidadões estão passando pela escola?... sentimos , e não acredito que a violência física faz parte daformação humana.

Seguidores