Radio Tapirapé


Comunicação e Educação

“Nos dias de hoje já não se pode continuar pensando em uma escola encerrada entre quatro paredes e completamente desvinculada do processo de comunicação” 
( Francisco Gutierrez)

Nesta semana foi realizada uma reunião com os docentes e gestores para apresentar o programa de funcionamento da Rádio Escola Tapirapé com programação diária de 15 minutos durante os intervalos dos períodos matutinos e vespertino.
Do  1º a 5º ano ( fases iniciais) as professoras juntamente com os alunos elaboram a programação do período a que estão responsáveis. As turmas do 6ª a 9ª fase formaram as equipes responsáveis pela programação da radia num período de 30 dias.
A escola não pode desconsiderar ou negar a presença das mídias no cotidiano dos alunos. As novas tecnologias fazem parte do mundo da escola, do educando e do educador. Todos vivem e convivem numa sociedade movida pela informação.
Neste sentido, um dos desafios da escola é procurar maneiras mais criativas de interação com as linguagens das mídias no contexto escolar, integrando a cultura tecnológica no espaço educativo, desenvolvendo nos alunos habilidades para utilizar os instrumentos desta cultura. Desta forma, deixa de ser somente conteudista e trabalha outras linguagens.
Com esse objetivo foi implantado na E. E. Tapirapé em 2011 a “Radio Tapirapé” para que desempenhe papel educativo e leve o aluno a desenvolver a reflexão sobre a linguagem e a programação radiofônica.
O radio é um veículo de grande atuação social. Através dessa mídia, pessoas das mais diferentes classes sociais, níveis intelectuais, religiões e outras diferenças sociais têm acesso à informação e entretenimento.
Neste trabalho, temos a parceria do articulador, que é um profissional de grande importância nesse meio de comunicação. Juntos, desenvolveremos um trabalho entre educadores e aprendizes na superação dos desvios de aprendizagem, beneficiando o processo de transmissão de conhecimento.
Portanto, oportunizar a linguagem de rádio no processo de ensino cria uma nova alternativa para estimular a melhoria da qualidade de educação e as condições de trabalho dos profissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
Profª.: Kátia Reyjane

Nenhum comentário:

Seguidores